sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS




Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia Séries Iniciais UFBA/IRECÊ
Cursista - Eriande Alves Cavalcante Bonfim
Professora - Fabrízia Pires
GELIT - O sentido formativo da leitura através da obra
“A menina que roubava livros”.



Começando com uma citação da contra-capa do livro: “Quando a Morte Conta uma História, você deve parar para ler”. A narradora da menina que roubava livros é nada mais e nada menos que a morte. É um livro emocionante que nos transporta entre a inocência da infância de uma criança e a realidade brutal e horrorosa de uma guerra e perseguição ao povo judeu.
Entre 1939 a 1943, inicio da Segunda Guerra Mundial em meio à Alemanha Nazista a narradora conta a historia de Liesel Meminger. A morte conta que encontrou Liesel por três vezes e a menina saiu suficientemente viva das três ocasiões, e tão impressionada, decidiu nos contar sua historia. Uma menina que é entregue para pais adotivos em uma cidade chamada Monique, precisamente na rua Himmel, no dia de sua viagem ao novo lar ela testemunha a trágica morte de seu irmão mais novo Werner que também seria adotado, agora sabemos que o menino não chegou lá. No cemitério, no enterro do seu irmão que seu instinto por roubar livros era descoberto. Durante o sepultamento, um coveiro mirim deixa cair na neve um livro, o Manual do Coveiro, era um livro com letras prateadas e a menina o toma para si. Liesel chega ao seu novo lar na Rua Himmel. Rosa Hubermanner a mãe adotiva, tinha a face decora por uma fúria constante que irritava todas as pessoas que encontrava. Seu pai Hans Hubermanner, com sua voz meiga mal chegava a ser visível, tinha excelentes habilidades para pintor e tocar acordeom com seu jeito tranqüilo, logo Liesel compreendeu que Hans tinha muito valor.
Há outros personagens fundamentais na vida de Liesel,como RudY Steiner, seu melhor amigo um menino de cabelos cor de limão e o namorado que ela nunca teve, a mulher do prefeito, Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível que ela prometeu jamais falar.
O que faz este livro do escritor Markus Zusak ser tão emocionante é a maneira como a vida de Liesel é contada, por quem é contada e a riqueza de seus personagens que, ao mesmo tempo são tão comuns. Parece que já conheço cada um deles.

Nenhum comentário: