terça-feira, 21 de outubro de 2008

PRODUÇÃO LIVRE

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia Séries Iniciais UFBA/IRECÊ
Curcista- Eriande Alves Cavalcante Bonfim
Atividade-2163. Produção livre
Professor: Nei Wendel


“A diversidade da linguagem na produção do conhecimento”

O encontro com o professor Nei Wendel no dia 27/09/08, posso dizer que foi bem diferente, com o tema “A diversidade na produção do conhecimento”. O professor começou a aula comunicando-se através de mímica e pediu que escrevêssemos palavras soltas em relação aos seus movimentos. Em seguida apresentou-se e nos deu boas vindas, falando o que esperava daquele lindo dia de sol.
Essas palavras me chamou atenção:
* Diversidade
* Criatividade
* Ousadia.
Houve varias atividades de como transformar as palavras, em historias em quadrinho, poesia, musica, escultura de papel, desenhos em balões e exposição de fotos. Tivemos momentos que marcou como a intenção de criar um ato cênico. Nei Wendel pediu que saíssemos em grupo à rua para fazer uma manifestação contra a violência, em alguns pontos estratégicos no centro da cidade.

Eu fiquei no grupo vestido de TNT preto coberto com palavra de protesto. E lá fomos nos, olha ai àquelas palavras CRIATIVIDADE e OUSADIA, o dia estava extremamente quente, as pessoas do comercio nos olhava com uma expressão de que não estava entendendo o nosso silencio.Um rapaz por sinal um dos egresso da primeira turma, ficou um bom tempo nos instigando para que contássemos o que estava acontecendo, sóque o propósito da atividade era não falar e permanecemos em silencio.


Quando chegamos ao centro da cidade, exatamente na praça da prefeitura. O professor Nei pediu que ajoelhassemos no asfalto quente para cantar o hino nacional, e alguma canção de paz. No final rezamos a oração do Pai Nosso pela paz da nossa cidade. Neste momento as pessoas paravam para nos assistir. Houve muitos aplausos, naquele momento sentir-me uma artista.
Outro ato para chamar atenção da população, foi à intervenção urbana, através de produção de cartazes coloridos com frases chamando a população para à realidade de um fato, fixamos em ponto estratégicos da cidade e de boa visibilidade.

Agora é considerar todas as linguagem de arte que vimos e levar para sala de aula, para que nossos alunos também tenha oportunidade de criar, ver, ouvir,atuar, executar, refletir, memorizar, imaginar, em fim envolvê-los com as praticas artísticas.


Um comentário:

Sule disse...

Oi Eriande!!! Estamos fazendo o levantamento das atividades solicitadas em Oficina de computação. Um detalhe na sua lista de blog : vc incluiu o teu próprio blog , não tem sentido! Por isso que você esta com 60 blogs em tua lista...
Reveja isso por favor!
bjinhos
Sule