quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Comunidade Virtual

Baseado nos textos que li, comunidade virtual são grupos de pessoas que se unem espontaneamente em torno e determinados assuntos, interesses e vontades em comum em relação alguns temas, ou seja, aprendem algo lendo e trocando mensagens, expressando o conhecimento que tem quando uma situação problema ou questionamento for formulado.
É responsabilidade de cada um envolvido no processo, opinar e publicar seu julgamento e questionar a publicação do outro, isto significa que vai haver alguns conflitos devido à tomada de posição que cada um deixar transparecer em suas opiniões que devem ser reconhecidas e valorizadas pela comunidade.
O ciberespaço está a cada dia envolvendo e melhorando a comunicação entre as pessoas em conexão de redes eletrônicas.
O mundo contemporâneo esta ai, mudando, cada vez mais rápido e melhorando a cada dia, e quem faz parte do processo educacional deve estar atualizado, temos muitas informações importantes vinculadas nas comunidades virtuais, blogs entre outros para nos tornarmos partes desse processo evolutivo.



9 comentários:

Rita Rezende disse...

Concordo e acrescento que o êxito de qualquer comunidade depende em grande parte, dos temas por elas tratados e do grau de confiança que seus membros possam ter. Devemos estar atentos também nos valores que agregam cada comunidade.

nubia disse...

Isso mesmo, a comunidade virtual desempenha um papel muito importante nessa questão, pois o objetivo é ajudar seus membros a se expressarem por meio de críticas, sugestões e elogios sobre os mais variados assuntos que surgem à medida que se interagem. Mesmo havendo conflitos, também haverá aprendizagem mútua. Entretanto devemos respeitar a opinião do outro.

Rita Cácia Fernandes disse...

A sua reflexão me faz lembrar as palavras de Roy Ascott: “cada fibra, cada nó, cada servidor net é parte de mim, 'educador, educando' [grifo meu]...”
Sabemos que algumas escolas já têm instalado essa estrutura tecnológica, entretanto a maioria ainda não oferece esse espaço, temos uma luta a travar – laboratórios de informática nas escolas. Porém, a luta de fato, vai além da aquisição de máquinas e provedor, é uma luta intelectual em busca da compreensão desse novo cenário, não estamos mais casulados num único espaço, vivemos numa sociedade global, que segundo Halmann, “esta sociedade global, apresenta características peculiares no modo como as informações são geridas e na forma como as pessoas se comunicam.”

José Nildo disse...

Olá Nandy!
concordo com você,mas toda opinião deve ser respeitada, pois é através desse conflito, que vai surgir a reflexão e o conhecimento.E para fazer parte desse processo evolutivo, temos que perder o medo e enfrentar os desafios.

Lícia disse...

Realmente é nossa responsabilidade nos envolver no processo, opinar e publicar nossos julgamentos. Questionar a publicação do outro e os conflitos eu vejo como troca, desde que a pessoa discorde e acrescente idéias e não tente desprezar a opinião dos outros.
Beijos
Licia

Sule disse...

Oi Eriande!
Será que numa comunidade aprende-se, troca-se, expressa-se apenas quando uma situação problema ou questionamento for formulado? E se numa comunidade quisermos apenas trocar, mostrar o que estamos construindo, e assim, desejar saber o que os outros pensam e colaborativamente construir conhecimento?
Procure escrever mais... ouse mais... escreva mais... deixe as idéias fluirem... Traga articulado as citações dos autores...
Além disso, senti falta das postagens das outras atividades solicitadas pelos professores. Lembre-se queremos ver tudo o que for solicitado por todos os professores publicado no blog!
Bjos
Sule

Anônimo disse...

É isso menina,estamos prontos a aceitar opiniões,sugestões desde
que sejam construtivas.Pois assim só temos a crescer nossos conhecimentos.

cau disse...

Os membros de uma comunidade não devem ser meros espectadores, devem opinar e dividir seus saberes.

Sule disse...

Querida! Pontuamos, seus colegas trouxeram algumas contribuições de trocas para tua reflexão, más ainda sinto falta do que foi pontuado... Precisa articular com teus estudos, evidenciar suas leituras, trazer os pontos comuns dos textos sugeridos para estudos e leituras!!!Eles serão o alicerce de sua formação, não foram indicadas apenas para ser "mais um no meio da multidão"
Vamos lá!!! Ainda temos muitos anos pela frente...
Bjinhos
Sule