terça-feira, 9 de junho de 2009



ATIVIDADE – TERTULIA 2222 n
PROFESSOR - MARIELSON CARVALHO
CURSISTA - ERIANDE ALVES CAVALCANTE BOMFIM


FILME O CARTEIRO E O PORTA
COMPARANDO COM A MÚSICA

O CARTEIRO E O POETA é um filme que envolvente sobre a busca do amor. Numa ilha do Mediterrâneo, Mario Ruoppolo (Massimo Troisi), um tímido e simples filho de pescadores é contratado para entregar cartas ao poeta do amor, Pablo Neruda (Philippe Noiret). Surge entre os dois uma grande amizade, em nome dessa que Mario pede ajuda a Neruda para ganhar o coração de uma belíssima mulher Beatrice (Maria Grazia Cucinotta ). Durante o namoro, com muitas cenas engraçadas, o interior poético de Mario é despertado, trazendo o romantismo e o conhecimento como o maior presente de sua vida. Com grandes interpretações e imagens maravilhosas. Mas a maior grandeza do filme é a ternura que se formou em torno da amizade entre o poeta e o ilustrado, entre o comunista das letras e o simples homem do povo.

Em minha opinião, há dois grandes momentos no filme. Quando Neruda explica ao carteiro o que é uma metáfora, quando isso acontece da para fazer uma comparação entre a musica de Gilberto Gil do ano de 1982 e a metáfora que Neruda explica no filme para Mario como poeta, Gil faz uma comparação do objeto “LATA” que para as pessoas comuns não passam de um simples recipiente feito de flande. No entanto para o poeta, está mesma lata cabe tudo, se encontra de tudo, o poeta é que determina a quantidade e o conteúdo de sua lata.

Assim Pablo Neruda faz com o carteiro Mario, incentivando-lhe a ver através da poesia, beleza em todos os lugares até mesmo nos detalhes mais simples da vida e acima de tudo metáfora. O segundo é quando para conquistar Beatice o carteiro diz versos que Neruda escreveu para sua própria mulher; o poeta diz a ele que ele roubou, e ele responde, Eu não roubei a poesia é de quem precisa dela, e eu precisava. E o comunista Neruda diz: É uma forma interessante de apropriação de um bem. Ai volta a musica de Gil que diz que a meta de um poeta não se discute.

É interessante ver como a realidade da vida de Mario mudou a partir do momento que ele começou entregar cartas ao poeta Neruda, a principio era o que tinha como referência depois veio o amor por Beatrice, e foi criando uma consciência de mudança em si, surgiu o comunista com um jeito diferente de ver a vida com um crescimento critico embora essa realidade sempre estivesse ali, o que mudou foi à lente para olha o mundo diferente, desenvolvendo a criatividade para a poesia. No final Mario casa-se com Beatrice e torno-se apaixonado por causa comunista e morreu defendendo sua meta.

Nenhum comentário: