terça-feira, 9 de junho de 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/
ENSINO FUNDAMENTAL/ SÉRIES INICIAIS
ATIVIDADE 2221 n
A CRÔNICA NA SALA DE AULA
PEOFESSORA RUTHILDES MOREIRA DA FONSECA




JUSTIFICATIVA:

Pensando que os pais e professores vêm enfrentando grandes desafios no que se referem à falta de respeito das crianças com os pais, escolhi essa crônica por apresentar uma riqueza de possibilidades a ser trabalhada na sala de aula de forma significativa. Sabendo que a família é o primeiro grupo social do qual a criança faz parte e tem papel importante na educação dos filhos sobre tudo na formação e no desenvolvimento dos valores morais como o respeito aos pais e outros pessoas.

Temática desta crônica é em volta do trabalho educativo familiar (pai e filho). O foco narrativo é o dialogo do filho com pai, sendo a estrutura da crônica dialogada, apresentando uma linguagem leve.
Pode ser articulada com língua portuguesa, para trabalhar leitura, pontuação, reconto e rescrita, historia como era a educação dos filhos no passado, filosofia com o desenvolvimento dos valores, assumirem responsabilidades por atitudes e comportamentos no processo de amadurecimento, matemática medida de tempo, temas transversais à sexualidade.

DESENVOLVIMENTO DA AULA:

ASSUNTO DA AULA:
Estudo da crônica hora de dormir de Fernando Sabino
Alunos do 4ºano
Turma com 27 alunos
Professora Vera Lucia


OBJETIVOS:
- Estimular a leitura do gênero crônica em sala de aula.
- Contribuir para o aprimoramento da leitura de crônicas.
- Levar o aluno a perceber que a linguagem utilizada pelos cronistas pode fazer com que os elementos da narrativa fiquem mais próximos do leitor.
- Estimular o aluno a estabelecer contrapontos entre os temas explorados e a realidade cotidiana
- Valorizar e empregar o dialoga como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.

DESENVOLVIMENTO DA AULA:

A) Procedimentos didáticos:
- Leitura feita pela professora
- Dois alunos serão convidados a fazer a leitura de maneira dramatizada um fazendo o papel do pai e o outro do filho, da crônica Hora de dormir de Fernando Sabino.
- A professora, juntamente com os alunos, fará a construção do enredo, ou melhor, da trajetória dos personagens, que se forma a partir do dialogo entre pai e filho com seus pensamentos e atitudes.
-Após a dramatização dos alunos, abrirem um debate sobre o tema ralações humanas discutindo a atitude que o filho tem com pai quando ele pede para ir dormir. O que eles acham se é certo ou errado a atitude do filho com o pai.
- Comentar como era a educação dos filhos no passado.
- Se este tipo de situação já aconteceu com eles e como eles reagiram.
Pensando que a leitura se torna uma necessidade vital para o ser humano indispensável a sua vida, pois lhe revela o seu próprio eu, ao mesmo tempo em que serve de instrumento para melhorar e conhece o mundo que vive
É nessa perspectiva que Maria da Gloria Bondini afirma que “ler é conhecer, mas também conhecer-se ; é entregar e intrigrar-se em novos universos de sentimento; é abrir e ampliar perspectivas pessoais é descobrir e atualizar potencialidade” Bordini, (1985:27)

Assim pensei que através da leitura da crônica Hora de Dormir de Fernando Sabino os alunos do 4º ano da professora Vera Lucia, a qual apliquei essa atividade, debatesse e refletissem sobre o tema que está preocupando toda sociedade, nos tempos contemporâneo que é a falta de respeito e a desobediência que os pais vêm enfrentando junto a seus filhos.

Comecei falando um pouco sobre o que é uma crônica, sabendo que eles já tinham estudado algumas tipologias lingüísticas como a poesia e os contos, expliquei que a crônica também faz parte gêneros literários e tem uma linguagem leve com temas que tem a ver com a vida das pessoas, ruas, bairros, cidades e países, ou seja, assuntos e personagem do cotidiano.

Após várias leituras para que eles entendessem melhor o texto lavantei o primeiro questionamento. Se em casa eles tinham o habito de ficar acordados até tarde. Quando a pai pedia para ir dormir qual era a reação deles perante a posição do pai e o que eles achavam da atitude do filho do texto crônica. Sabendo que em 1930, psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky. (1896-1934) já chamava a atenção para a importância da interação ente a criança e o professor e entre a criança e os colegas em situação de aprendizagem

Assim, aconteceu uma interação entre os alunos com um riquíssimo debate entre eles todos queria opinar. Em algumas falas dos alunos, usei letras no ligar dos nomes dos mesmos. E as respostas foram diversas a maioria deles afirmavam que ficava até tarde assistindo televisão, R.diz que obedece a mãe e vai para cama assim que eles pede, mas as vezes que não tem sono voltava para TV, L rebateu dizendo que eles estava errado e enganava a mãe e estava desobediente igual o menino da crônica. D diz que obedece mesmo não tendo sono. L questiona que não responde o pai, no entanto a filha da esposa do pai responde e ela não faz e isso com mãe dela. Nesta fala percebe-se o conflito de filhos de pais separados com uma segunda união, e que L. queria que a filha da esposa do pai tivesse a mesma atitude que ela.

Quanto ao pai perder a paciência com o filho e deu o tapa eles disseram que não era necessário bater, que um castigo estava bom. R diz que quando ele desobedece ao pai ele fica de castigo, S fala que quando ele desobedece ao pai prefere sair para oficina para não brigar com ele.
E o que achava da educação dos filhos no passado? A maioria admitiram que os filhos tinham mais respeito pelos pais e obedecia.

Eu questionei por que algumas crianças não obedecem e não respeito aos pais hoje, o que mudou?
M responde por causa das leis, não pode mais bater.
V diz que os pais não sabem criar os filhos fica fazendo sacrifício e ele não reconhece.

A avaliação dos alunos foi feita de imediato, apenas no processo de criação e participação na conversa promovida a partir do tema, que acredito que foi de grande valia para eles estarem refletindo a respeito de sua conduta e a dos outros a partir de seus comportamentos perante seus pais.



REFERÊNCIAS:
SABINO, Fernando; Hora de dormir. Extraído de Crônicas 1 (PARA GOSTAR DE LER); Editora Ática
BORDINI, Maria da Gloria; Literatura na escola de 1º 2º graus: Por um ensino não alienante. In: Perspectiva, revista do CED. Florianópolis: UDEEC, 1985

2 comentários:

Rita Rezende disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Rezende disse...

É isso ai colega, colocando em prática o que tens aprendido. Parabéns!