quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BIBLIOTECA PARA TODOS DESCOBRINDO MUNDOS LIVRES NO LIVRO














UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/
ENSINO FUNDAMENTAL / SÉRIES INICIAIS
ATIVIDADADE: A BIBLIOTECA NA REDE
PROFESSOR: ELIAS SANTANA
CURSISTAS: ERIANDE ALVES , DULCENALVA
ALECRIM E GICELIA BATISTA



PROBLEMÁTICA

Para a maioria das pessoas, a leitura é uma atividade iniciada na escola, portanto é fundamental que ela cria condições para que essa pratica seja efetivada. A escola pode contribui para formação e fixação do hábito de leitura quando inclui no seu planejamento curricular programações fundamentais que venham atender às necessidades do processo de ensino e aprendizagem. Deve-se, ainda, dar ao aluno a possibilidade, a liberdade de escolha de qual obra literária lhe tenha despertado interesse ou curiosidade. Não se pode conceber o texto literário apenas como uma imposição em que o professor escolhe e o aluno recebe passivamente. Sobre isso, salienta Cunha (1988, p. 79) “O importante mesmo é que crianças ou jovens estejam em contato com todo tipo de obra literária e façam as suas opções”. Também, a respeito dessa liberdade de escolha, Lajolo destaca:
“A leitura só se torna livre quando se respeita, ao menos em momentos iniciais do aprendizado, o prazer ou a aversão de cada leitor em relação a cada livro. Ou seja, quando não se obriga toda uma classe à leitura de um mesmo livro...” (LAJOLO, 2000:108)

Pensando assim, a educação contínua, deve ser praticada pelo professor e subsidiada pela biblioteca. As atividades e programas de leitura podem ser planejado pelo professores com a intenção de desenvolver o hábito de leitura, um dos mais importante objetivos da educação.

JUSTIFICATIVA:

A leitura é um modo de observar e criticar aquilo que lhe é imposto como algo útil ou necessário, desenvolver o gosto pela leitura, sendo que é importante que criança desde a infância se familiarize com os livros e com os mundos mágicos, imaginários. É divertido, porém também é a oportunidade para a criança desenvolver-se no sentido ético, estético e de formação. Sabemos que o uso da leitura desenvolvidas na escola não são suficientes para a formação de leitores. No entanto, aprendemos com os livros sobre nós mesmos e sobre o mundo no qual estamos inseridos. Neles encontramos sonhos, fantasias e emoções, por isso é considerado o bom livro, como um insubstituível veículo de cultura e prazer. Ler é desvendar os vários mistérios que cercam o mundo, é também, sentir prazer e não somente superar dificuldades.
É necessário que haja a possibilidade de convívio com os livros, e este deve extrapolar as paredes da sala de aula e aprimorar o desenvolvimento sistemático da sua escolarização. Se o espaço escolar deve promover condições de leitura torna-se necessário que nos preocupemos
com o acesso dos educando aos livros. Porém a realidade revela a carência de estrutura voltada para a dinamização. É preciso, então, que a consciência seja retomada por parte dos profissionais bibliotecários para se unirem e sanar o problema do acesso ao livro a da sua fruição.
Compreendemos que a biblioteca escolar é um espaço em que os alunos encontram material para
complementar seu processo aprendizagem e desenvolver sua criatividade, imaginação e o
senso crítico. É na biblioteca que podemos reconhecer a complexidade do mundo atual , descobrir nossos próprios gostos e investigar aquilo que os interessa, adquirindo assim novos conhecimentos para então escolher livremente suas leituras preferidas.
.
OBJETIVO GERAL:

Levar nossos alunos á biblioteca para fazerem investigações, ouvir historias, explorar os livros que desejarem para que desde de cedo tenham contato com esse espaço , proporcionando assim melhor acesso a informação a toda a comunidade estudantil, incentivando o hábito de leitura como forma de prazer e lazer.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Apresentar a Biblioteca e/ou suas novidades, educando e orientando no manuseio e desfrute dos seus setores e suportes informacionais.
 Favorecer o contato direto dos alunos com o livro.
 Estruturar um trabalho cooperativo entre professor e bibliotecário para promover o livro na escola.
 Organizar um espaço que tenha como meta o universo das crianças, seus interesses e habilidades.
 Integrar a biblioteca no planejamento curricular com o intuito de enriquecer o ensino- aprendizagem.
 Fazer o cadastro dos alunos na biblioteca Hermenito dourado da rede Municipal de Ensino agilizando assim o empréstimo de livro.
 Contextualizar e integrar o alunado às realidades da Biblioteca.
 Desenvolver a visão crítica do aluno, sua criatividade e proporcionar seu crescimento
acadêmico dentro do ambiente da Biblioteca.
 Desenvolver no aluno sua visão crítica de mundo, a percepção das múltiplas formas de expressão da linguagem e sua habilidade de leitor proficiente dos diversos textos representativos de nossa cultura com o acesso a biblioteca.

CONTEUDOS:

 Leituras de vários gêneros literários, tais como: Contos, Poesias dentre outros.
 Biografia de diversos autores.
 Apresentações de revistas e outras fontes educativas do acervo da biblioteca.

METODOLOGIA:

Para atingirmos o nosso objetivo,usaremos como metodologia à realização de Rodas de Leitura na Biblioteca publica Municipal Hermenito Dourado, tendo como público alvo alunos da escola Municipal Paraíso.
As leituras dos textos são intermediadas pelos professores das turmas e bibliotecários contadores de história, poetas e outros agentes de leitura a convite da equipe do Projeto. Ao término de cada leitura os professores iniciarão um diálogo com os participantes sobre o texto lido, estabelecendo entre o leitor e o texto uma relação com o cotidiano, e o conteúdo da conversa será delineado pelos leitores, seguindo os questionamentos e curiosidades relativos ao texto e sua amplitude. Para uma maior dinamização no diálogo, serão distribuídos com os presentes palavras e ou fragmentos retirados do texto com o objetivo de estimular a imaginação, o raciocínio, a percepção individual sobre a palavra como também a interação coletiva sobre o texto. Um aspecto
importante nas sessões de Roda de Leitura é a possibilidade do conhecimento de várias obras e escritores.
Serão utilizados vários gêneros literários, tais como: Contos, Poesias dentre outros. A em geral terá duração de uma hora. Por isso, em geral sera feito uso de textos curtos , pois são os que melhor se enquadram na atividade. Para finalizar a visita os alunos utilizarão seus cartões de leitor para fazer empréstimo de livros que serão lindos em casa.

PÚBLICO ALVO:

Professores, alunos, equipe gestora, bibliotecários e demais funcionários da unidade escolar.


CRONOGRAMA:

O que? Quem? Como? Para que?
Levar os alunos para
visitar a biblioteca Professores e equipe gestora Utilizando transporte público agendado na secretaria de educação Para conhecer a biblioteca e utilizar o acervo para leitura, abrindo possibilidades de ampliar conhecimentos e promover momentos de prazer e interação.



AVALIAÇÃO:

 Através de ficha de acompanhamento da leitura do aluno;
 Relatório de desempenhos dos aluno.
 Observação do uso do cartão do leitor
 Cartaz de leitura
 Seminário de leitura



REFERÊNCIA:

CUNHA, M. A. A. Literatura infantil: teoria e prática. 8. ed. São Paulo: Ática, 1988.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 5. ed. São Paulo: Ática, 2000.

Nenhum comentário: