segunda-feira, 6 de abril de 2009

VISITA A EMBASA



VISITA A EMBASA, Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A para entrevistar o técnico Carlos Ribeiro descobrimos informações importante que ira enriquecer nosso trabalho de Software Livre. Segundo tecnico, ainda são poucas as empresa que usam o software livre em Irecê , o que levou a empresa a usar este programa em primeira instância foi uma questão econômica e financeira viável, por ser isento de qualquer imposto ao contraria do software proprietário que tem uma política abusiva de renovação constante de licença a atualização. A grande vantagem não se restringe só a economia que estes produtos livres proporcionam.
A liberdade de ser um programa aberto à empresa pode modificá-lo de acordo com as suas necessidades. Vem usando a mais ou menos 05 anos, e a economia já é realidade cerca de três milhões de reais, ainda não estar 100% softwares livre, por ser um programa que ainda é uma criança, ou seja, está em estudo, não atende todas as necessidades da empresa, por este motivo tem problemas com o mal uso de funcionário, que acessa a internet e por curiosidade acaba pegando alguns vírus.
O sistema operacional usado é o linux e houve migração para adequar as necessidades da empresa, um dos aplicativos usado é o open suzi . O projeto está ligado ao governo do estado que investe em pesquisa, maquinas e treinamento de funcionários. O entrevistado faz trabalho extra fora da empresa, com o software proprietário e diz não ter nem um programa que igual aos do software livre, o que está faltando é as pessoas perderem o medo do novo e começarem a usar o software livre em suas maquinas.

3 comentários:

Consuelia disse...

Querida Ariande, de acordo com as minhas pesquisas sobre o SOFTWARE LIVRE,o software livre pode até ser uma criança, mas não creio que o grupo de hackers progamadores do MIT(Instituto Tecnologia de Massachussets,nos EUA)ainda estejam em fase de estudos.
Por ser um programa quase isento de virus,seria mesmo que o mal acesso poderá pegar virus? Ou o progama não é livre? Como diz Sule"pau na maquina", se os funcionários não mexerem por restrições da empresa, como eles vão conhcer o programa.

nubia disse...

olá Eriande concordo com você, ainda são poucas as empresas que fazem uso do sotware livre em nossa cidade.Más como vimos em uma das leitura feita,é uma ação prioritária do governo federal criar uma campanha para divulgação , esclarecimento e adoção do software livre , dessa forma logo, logo ele deixará de ser uma criança, assim novos usuários será atraidos conhecerão as vantagens que o progama e seus aplicativos nos oferecem.

Gicelia disse...

É verdade Eriande, achei impressionante a forma que o técnico Carlos Ribeiro defende o software livre. Ele fala das vantagens que a empresa usufrui desde que migrou para o sistema livre com muita firmesa e segurança. Na minha opinião, esse cidadão poderia fazer uma divulgação para as outras empresas que ainda não migraram por medo de encarar o novo, achando que é bicho de sete cabeças.