segunda-feira, 7 de junho de 2010

REFLEXÃO DA ATIVIDADE EDUCAÇÃO E CIBERTULTURA

Uma das atividades de tecnologia de informação e de comunicação (TIC) oferecia nesse ciclo foi o curso, Educação e Cibercultura com a professora Maristela Midlej, sabendo que não devemos concordar que a escola não pode ignorar a influencia das tecnologias na sala de aula, pensando assim todos os cursistas participaram dos vários temas discutidos durante atividade, tanto presencia como nos fórum. Foram vários temas como Hipertextos, como nova forma de escrita e de produção que permite uma produção coletiva do conhecimento, fundamentada na participação de diferentes autores como uma nova forma de aprendizagem, portanto, é criada a aprendizagem coletiva. Como diz ( Midlej 2006) “A produção colaborativa permite que todos participem da criação de algo maior e, a partir da leitura do que já foi feito e da possibilidade de complementação, se possibilita a reflexão, a criação, a crítica e a construção do conhecimento”.
A tecnologia vem criando novos objetos culturais: Os sites, as listas de discussão, os sites de procura, o correio eletrônico as bibliotecas virtuais, blogs para (RAMAL, 2002,p68).Cibercultura é um conjunto de técnicas, tanto materiais como intelectuais e simbólicas, de práticas, de atitudes, de modo de pensar e de valores que se desenvolvem dentro de uma estrutura virtual a partir de uma comunicação interativa.
É por isso que as novas tecnologias vêm permitindo extrapolar as fronteiras de espaço/tempo, favorecendo a velocidade das informações e da interatividade em qualquer parte do mundo. A escola que fica fora desse processo não consegue renovar sua pratica de ensino aprendizagem e nós professores em formação não podemos deixar de utilizar essa forma de comunicação. As políticas públicas aos poucos vem promovendo o uso dessas tecnologias no pedagógico nas escolas públicas do Brasil como por exemplo com o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO).Assim o aluno deverá ser o centro do processo usando a internet dentro e fora da sala de aula como ferramenta de ensino-aprendizagem .




Nenhum comentário: