quinta-feira, 13 de agosto de 2009

INCLUSÃO DIGITAL


A tecnologia na educação vem oferecendo meios para que a aprendizagem seja mais significativa, despertando o interesse e incentivando a participação dos alunos com isso melhorando a qualidade de ensino e o desenvolvimento de informática. Para que isto aconteça as políticas do MEC está implantando laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica.


Com as aulas da professora Bonilla e os textos que a mesma vem nos proporcionou a lê, nos fez pensar que só colocar um computador na mão dos alunos não é suficiente para inclusão digital é preciso investir na formação de professores para potencializar a inclusão. Pois os alunos ficam limitados a pesquisas escolares , e sabemos que é preciso ter mas que uma maquina para usar, os alunos tem que ter acesso a todos os ambientares como sala de bate-papo, jogos, comunidades virtuais , chat entre outros, para que todos se sentião um pouca mais incluídos digitalmente.


O ideal seria que o outro programa vinculado ao MEC saíssem do papel, que é o UCA(Um computador por aluno) que vem sendo desenvolvido desde 2005. Assim nem só o aluno mais toda a família teria a aportunidade de ser inseridos no mundo digital






2 comentários:

Gicélia disse...

É isso mesmo Eriande, o programa UCA(Um computador por aluno) foi de desenvolvido pensando em proporcionar a inclusão digital para todos os alunos de escolas publicas,porém como diz ELLIOTT,1995 p.24.

"ainda que seja óbvio que a tecnologia desempenha um papel importante nas mudanças sociais, é pouco provável que em cada caso tenha sido o único fator ou causa inicial. Também há pressões do tipo político, econômico e social. A tecnologia pode fazer que em certas circunstâncias haja mudanças sociais, mas não as origina ou determina como se desenvolverão."

nubia disse...

Realmente Eriande não é suficiente mesmo,e enquanto as escolas não estiverem preparadas com profisionais qualificados para trabalhar com as novas tecnologias as maquinas da s escolas só vão servir para isso mesmo, pesquisas escolares.Agora que já comesamos a entender um pouco o que é inclusõa digital vamos tentar fazer a diferença.